Translate

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Cidade tematizada



          Viver as festividades culturais faz parte da energia nata de nossa gente. Uma cidade que reluz essas datas através da arte, é uma cidade viva. Nas festividades de fim de ano, por exemplo, as pessoas não precisariam, muitas vezes por falta de opção, adentrarem nas clausuras de suas casas para verem programas repetitivos na tv, traçarem os mesmos esboços familiares ou, quando podem, buscar diferentes opções nas cidades vizinhas.
Vejo antigos moradores da cidade de Palmeira dos Índios lançando seus olhares pela janela para observarem os enfeites vestidos por ela. Vejo a imagem do Cristo Redentor iluminado por cores que, de quando em quando, diversificam-se. A praça do açude tendo, na centralização de suas águas, uma bela árvore natalina agraciada por cores vivas e, ao seu redor, as pessoas deleitando seus ouvidos pelos cânticos natalinos trazidos pelos estudantes, pelas igrejas e pela comunidade como um todo. A energia de belos fogos que parecem sair das águas e banham o céu de esperança e vida nova. A praça das Cassuarinas sendo palco de diversificadas apresentações festivas, deixaria de ser uma nuvem de poeira e, naturalmente, as principais ruas e avenidas da cidade sendo tematizadas e trazendo o calor das boas-vindas para os aqui chegam e a homenagem aos que aqui moram. 
O povo certamente acataria essa força interior de se sentir vivo e, seja num ambiente privado ou público, cada qual, a seu modo, colocaria em prática o poder e a beleza que nossa arte e nossa cultura têm.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário