Translate

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

São Sebastião do Rio de Janeiro

       Fala-se que, em 1555, franceses desejavam fundar uma colônia na cidade que hoje chamamos de Rio de Janeiro.  Diz a lenda, que durante uma batalha para expulsar os franceses, São Sebastião havia sido visto com uma espada no meio dos portugueses, lutando contra os franceses. Vencida a batalha, Estácio de Sá havia deixado o lugar, para maior segurança, bem povoado e fiscalizado. Tal determinação ocorreu numa reunião firmada com seu Conselho de Guerra, em 20 de janeiro. Nasce aí a cidade de São Sebastião, em homenagem a D. Sebastião, rei de Portugal e ao santo, padroeiro da missão. E o nome Rio de Janeiro? Segundo relatos, foi dado por um equívoco: um navegador português por nome de André Gonçalves ficou de fazer um reconhecimento da terra. Vendo o Pão de Açúcar, em 1º de janeiro de 1502, teve a impressão de que aquilo era uma foz de um rio. Daí o nome Rio de Janeiro. E o nome carioca? Bem, outras expedições chegaram ao local e construíram casas de pedras por nome de cari-oca que, segundo a língua tupi-guarani, significa "casa de branco". E o que São Sebastião foi fazer no meio dessa guerra? Já não bastam as flechas que esse coitado levou? Acontece que ele optou em seguir a carreira militar, igualzinho a seu pai. Na época, o exército era comandado por Maximiano que, por sua vez, perseguia os cristãos. Ao saber que Sebastião era um deles, mandou amarrá-lo e atirar flechas em seu corpo para que sangrasse até morrer, servindo de lição para os outros que traíssem sua confiança. E quem disse que ele morreu? Olha só a mulher mais uma vez fazendo a história: Irene, uma devota cristã, juntamente com alguns amigos, acolheram Sebastião e ajudaram na sua cura. Mas ele não se deu por vencido! Vocês acreditam que ele ousou procurar o Maximiano e pedir pra ele não perseguir os cristãos?!!! Pense numa criatura de coragem! Se fosse eu, acho que até hoje eu teria me escondido de Canhotinho pra lá. Continuando... O coitado foi condenado a ser açoitado até morrer e seu corpo lançado num poço. Se ele morreu? E tu achas que ele tem 07 vidas? E... Chega de pergunta!
       A cidade do Rio de Janeiro, neste dia 20, comemorará o dia do seu padroeiro com missa, procissão, encenação teatral e afins. 
          FELIZ SÃO SEBASTIÃO... DO RIO DE JANEIRO!
      

2 comentários:

  1. Belíssimo trabalho professora e blogueira Adriana Omena! Sinto um orgulho muito grande de ter conhecido você! A sua forma didática que deu ao texto me impressionou! Sou seu fã declarado! E como carioca genuíno que sou me sinto lisonjeado por suas palavras! Seja bem vinda ao meu RJ, eu, como todo povo Fluminense e o Cristo Redentor estamos de braços abertos e nos sentiremos honrado com a sua presença, e que ela se faça de muitas maneiras e muitas vezes! Um abraço apertado deste humilde carioca!

    ResponderExcluir
  2. Eu me sinto imensamente feliz em receber um comentário com esta fineza de alguém que tanto admiro e se declara "meu fã" rrss. Na verdade, não há como esconder o orgulho que sinto e o Rio de Janeiro tem sua identidade impregnada onde quer que se vá. Sim, eu pretendo voltar a esta cidade para viajar pelos casarões que respiram histórias de toda grandeza e criar as minhas histórias. Tenho certeza que, com sua colaboração, elas ganharão vida própria. A você, meu querido amigo, o calor de meu abraço e a certeza do imenso carinho que lhe tenho. Muito obrigada!

    ResponderExcluir