Translate

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Rio 40º 450 anos



      1º de março ou 20 de janeiro? - Muitos ficam indecisos entre as duas datas. Por isso, inúmeras vezes se tem comemorado o aniversário do Rio de Janeiro no dia do santo padroeiro. Para afastar quaisquer dúvidas, fica aqui registrado sucintamente o episódio de fundação da cidade. Em 1555, os franceses invadiram o Rio de Janeiro pretendendo aqui fundar uma colônia. Em 1564, os portugueses resolveram, enfim, organizar uma expedição para expulsá-los e fundar uma cidade fortificada com o objetivo de impedir para sempre outras investidas. Estácio de Sá, sobrinho do governador Mem de Sá, chegou em terras cariocas no dia 28 de fevereiro com alguns navios e soldados, desembarcando na praia entre o morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar. No dia seguinte, 1º de março de 1565, fundou oficialmente a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao rei menino de Portugal e escolheu o santo de mesmo nome para padroeiro, a quem se presta homenagem no dia 20 de janeiro. A lenda diz que o mordomo encarregado de cuidar da capela do santo foi atacado por índios. Invocou seu nome e imediatamente chegaram reforços. Em uma das canoas um moço louro lutou bravamente, desaparecendo depois de finda a batalha. Foi identificado como sendo o santo padroeiro que lutara em defesa de sua cidade.


       Mas a história da cidade do Rio de Janeiro começou muito antes e, por estranho que pareça, ainda carrega algumas características de sua história anterior à colonização. A região onde hoje está a cidade era habitada por índios Temiminós desde milhares de anos atrás. Por volta do ano 1000, os índios tamoios, também chamados de tupinambás, invadiram o local e expulsaram seus antigos habitantes, permanecendo apenas uma tribo, que ocupava a ilha de Paranapuã, atual Ilha do Governador.



www.rio.rj.gov.br          


www.calendariobr.com.br
                                 ..............................................................................................

          Eu, Adriana, tive a oportunidade de conhecer um pouco dessa bela cidade. Um lugar possuidor de tantos contrastes que chegam a ganhar ainda mais minha admiração. Lugar de inúmeros e inesquecíveis lugares históricos, de uma história que, no seu tempo e espaço, carrega grande parte do povo brasileiro e daqueles que nela chegaram e chegam diariamente. Normalmente, quando o estrangeiro se refere que vai viajar para o Brasil, pergunta-se logo se irá conhecer a cidade do Rio de Janeiro. 
         Pude ver de perto alguns botecos, o calor da festividade de suas ruas, a literatura e a arte estampadas nos becos e largas avenidas, a natureza silenciosa e resplandecente, a luxuosidade e os cânticos gregorianos da Igreja bem no meio do maior mercado popular, o Saara. O belo mar, os tantos museus, os calçadões, o colorido das comunidades, a luxuosidade dos projetos residenciais e arquitetônicos. Tudo isso é um minúsculo relato da imensidão histórica que o Rio de Janeiro tem e revela. 

PARABÉNS, GRANDE RIO DE JANEIRO!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário